Caixa libera R$ 4 bilhões de Abono Salarial para trabalhadores nascidos em março e abril na próxima

12/04/2024 17:09



Na próxima segunda-feira (15), a Caixa Econômica Federal dará início ao pagamento do Abono Salarial 2024, referente ao ano-base 2022, destinado aos trabalhadores nascidos nos meses de março e abril. O crédito do benefício será realizado conforme o mês de nascimento do trabalhador. Neste mês, está prevista a liberação de R$ 4 bilhões aos trabalhadores contemplados. Os valores do Abono Salarial variam conforme o número de dias trabalhados durante o ano-base 2022. Para facilitar o acesso ao benefício, os trabalhadores que possuem conta-corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito diretamente em suas contas bancárias. Aqueles que não possuem conta na instituição terão os valores depositados na Poupança Social Digital.  A movimentação da Poupança Social Digital pode ser realizada através do Aplicativo CAIXA Tem, que possibilita pagar contas, transferências, compras com o cartão de débito virtual, entre outras funcionalidades. Em casos em que não seja viável a abertura da conta digital, o saque poderá ser efetuado com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou nas agências da Caixa. O Abono Salarial, instituído pela Lei n° 7.998/90, corresponde a, no máximo, um salário mínimo e é pago anualmente conforme o calendário estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Os recursos para pagamento têm origem no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).



Podem receber o Abono Salarial os trabalhadores inscritos no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, que tenham trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2022, com remuneração mensal média de até dois salários-mínimos, desde que as informações tenham sido corretamente informadas pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).



Os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estão disponíveis para esclarecer dúvidas relacionadas ao processamento das informações sociais do trabalhador, identificação, concessão e valor do benefício.



Para consultar informações sobre o pagamento do Abono Salarial, os trabalhadores podem utilizar o App CAIXA Tem, App CAIXA Trabalhador ou Portal Cidadão. As informações referentes aos trabalhadores nascidos nos meses de maio a dezembro estarão disponíveis nos canais da CAIXA após o recebimento da folha de pagamentos enviada pelo MTE, de acordo com o calendário estabelecido para o pagamento do benefício.



Para mais detalhes sobre o Abono Salarial, os interessados podem acessar o site da CAIXA.



Fonte: Leouve

Compartilhar